logo-merepresenta-site-2018.png
 

O #MeRepresenta é uma associação de coletivos formado por mulheres, pessoas negras e LGBTs que buscam promover a igualdade de gênero, luta antirracista e respeito à diversidade sexual e à identidade de gênero. Somos liderados pela Rede Feminista de Juristas (DeFEMde), #VoteLGBT, Blogueiras Negras e Fundação Cidadania Inteligente. Fomos umas das 20 iniciativas vencedoras do edital de tecnologia cívica da Altec, uma inifciativa da fundação Avina e da Omydiar.

Lançamos em 2016 uma plataforma online em que candidatas/os ao cargo de verador se cadastravam respondendo a 14 perguntas relacionadas a direitos humanos. Na primeira edição a plataforma teve mais de 1 milhão de acessos, sendo 70% de mulheres.

Pras eleições de 2018, o número de acessos passou dos 3 milhões. As 30 candidaturas mais visitadas ( 25 delas eram de mulheres) obtiveram 2,7 milhões de votos.

merepresenta.org.br

fb.com/merepresenta.org.br

2018

 

Em 2018 atualizamos a identidade visual do #MeRepresenta, acompanhando as evoluções do coletivo, melhoramos a usaabilidade, sofisticamos o algoritmo e fizemos diversas parceirias com youtubers para a divulgação da plataforma. Além das 4 gestoras, outras 19 organizações da sociedade civil contribuíram com as pautas perguntadas às candidaturas. A inovação mais importante foi o filtro identitário para que eleitoras/es pudessem selecionar apenas mulheres, negras/os, LGBTs e/ou indígenas entre as candidaturas cadastradas.

 
 
 
 
 
 

2017

Em 2017 criamos o maior repositório de perfil político da América Latina, com o posicionamento das quase 900 candidaturas inscritas em 2016. Através de um sistema de busca por temas, era possível encontrar uma relação de figuras políticas favoráveis a pautas específicas, ferramenta usada por diversos grupos, coletivos e ONGs em todo o país. Essa busca também era filtrada por partido, estado, município, gênero e raça. Uma tabela automática ficava disponível para download com todos o resultado de cada busca.

 
 
 
 
 

2016

Paras as eleições de 2016 criamos a primeira plataforma interativa de abrangência nacional, alcançando 24 estados e 244 cidades. A iniciativa teve grande repercussão na mídia e alcançou cerca de 1 milhão de acessos em 10 dias de funcionamento. Criamos conteúdos de vídeo para explicar as pautas defendidas na plataforma.